Especial de Primavera – Kimchis

Assim como a cultura alimentar coreana se baseia na sazonalidade dos ingredientes, o kimchi enquanto técnica de conservação dos vegetais também se molda a partir deste princípio. Não atoa, a cada estação, diferentes tipos de kimchi aparecem na mesa agregando sabor, harmonizando aos preparos cotidianos dos pratos e trazendo também propriedades benéficas ao corpo.

Kimchi de folhas de nabo jovem – Yolmu Kimchi 열무김치

Preparado com nabos jovens de raízes pequenas e ramas com folhas vistosas e um sabor que lembra a rúcula e o agrião, devido a sua picância, refrescância e leve amargor, o Yolmukimchi 열무김치 aparece à mesa principalmente na primavera, em banchans, acompanhado do arroz de cevada, em preparos como o Naengmyeon 냉면, Bibimguksu 비빔국수, Bibimbap 비빔밥 e Jjigae 찌개.

Por ser rico em água traz uma sensação revigorante e de saciedade. É ainda composto de vitaminas, cálcio e potássio que fortalecem a visão e estimulam a memória.

Yolmu Kimchi 열무김치 | Foto: Maum Umsik

Kimchi de Buchu – Buchu Kimchi 부추김치

O buchu, também conhecido como cebolinha asiática ou nirá, é utilizado em diversos preparos como Jeon 전, Muchim 무침 e Kimchi 김치. Este último amplamente difundido e preparado desde os tempos antigos com registros nos Anais de Sejong é consumido acompanhando arroz, carnes e sopas.

Com sabor pungente e notas entre o alho e a cebola, ajuda a liberar energia, fortalecer o corpo e melhorar a circulação sanguínea.

Buchu Kimchi 부추김치 | Foto: Maum Umsik

Kimchis de pepino – Oisobagi 오이소박이 e Oi Baek Kimchi 오이백김치

Os pepinos colhidos na primavera são considerados os pepinos mais saborosos, menos amargos e mais adocicados e por isso, uma variedade de kimchis podem ser preparadas a partir deles. Por isso, o kimchi de pepino que tem sabor refrescante e textura crocante, é especialmente recomendado para consumo na primavera e no verão, como uma forma de estimular o apetite.

Diferentemente de outros tipos de kimchi, ele é consumido mais fresco e não passa por um longo processo de fermentação, além disso, não é recomendado para longa conservação devido a alta concentração de água do pepino e por ao longo do tempo, perder sua crocância.

Pode ser preparado na versão picante enquanto 오이소박이 ou de modo mais frutado, conhecido como 오이백김치.

Oisobagi 오이소박이 | Foto: Maum Umsik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s